Città e Paese di residenza: Concordia, Santa Catarina, Brasile

Professione: Imprenditore

Impresa dove lavora o di cui è titolare: Zametal, Técnica e Mecanica Industrial Ltda.

Web site: www.zametal.com.br

Associazione veneta e/o Comitato Veneto di riferimento:

Associazione Italiana-Veneta di Concordia , associazione  costituita il 15 marzo 1993 e aderente al Comitato Associazioni Venete per lo Stato di Santa Catarina (C.O.M.V.E.S.C.) gemellata con l’associazione Veneti nel Mondo (www.venetinelmondo.org).

Breve Presentazione:

ALBINO ZANATTA


Veneto de origem, mas concordiense de coração. Albino Zanatta, 77 anos, é dono de uma memória invejável e de muitas recordações. Nascido na Itália em 20 de setembro de 1932, Zanatta veio para o Brasil ainda adolescente para trabalhar na Sadia. “Nós chegamos ao Rio de Janeiro no dia 1º de dezembro de 1949 e em quatro de dezembro já estávamos em Volta Grande. Meu pai, que era técnico em mecânica pela escola de Roma, era primo de Attilio Fontana e sempre trocava correspondência com ele”, recorda o empresário.

No dia seis de dezembro de 1949, o jovem Albino Zanatta, que tinha 17 anos de idade, começou a trabalhar no moinho de trigo de Sadia. No ano seguinte, foi transferido para a fabricação de latas para banha e permaneceu neste setor por 10 anos. Depois disso, foi promovido a encarregado da funilaria, função que assumiu até 1970. Sempre muito dedicado ao trabalho e com vontade de aprender, Zanatta se tornou chefe do setor de mecânica da Sadia. “Em 1954 fiz um curso técnico em Mecânica no Senai de  São Paulo e tive a oportunidade de fazer vários cursos e viagens ao exterior”, conta o empresário. O auge da carreira de Zanatta na Sadia ocorreu em 1974, quando foi promovido a diretor da área técnica da empresa, onde permaneceu até se aposentar, em 1994.

Paralelamente à vida profissional, Albino Zanatta conheceu Noêmia Lazarotto, com quem se casou no dia 12 de outubro de 1957. O casal teve quatro filhos, Sérgio, Márcio, Bernardete e Jorge, que deram a eles sete netos.

Pensando no futuro, Zanatta construiu um barracão em 1989, onde hoje está instalada a empresa Zametal, no bairro Santa Cruz. “Eu precisava me preparar para quando fosse aposentado da Sadia. Começamos com estruturas metálicas e, quando me aposentei, a empresa se especializou na fabricação de equipamentos para frigoríficos”, comenta Zanatta. Hoje a Zametal emprega 28 funcionários e vende equipamentos para todo o Brasil e, inclusive, para o exterior.

O simpático empresário é um exemplo de sucesso e ainda tem muito a contribuir para o desenvolvimento de Concórdia com a sua experiência de vida. “Eu sempre fui dedicado e tive vontade de trabalhar. As pessoas precisam produzir e aprender a crescer”, aconselha Zanatta, que mesmo aposentado continua trabalhando na empresa, juntamente com os filhos Sérgio, engenheiro mecânico, e os administradores Márcio e Bernardete.


0 commenti

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *